Como escolher uma franquia de sucesso
Destaque, Dicas, Franquias

Como escolher uma franquia de sucesso

Nos últimos anos, no Brasil, o setor de Franchising tem crescido exponencialmente a cada ano. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising) o setor cresceu 8% nos últimos quatro anos, em 2018 gerando uma receita de R$174 Bilhões, empregando 1,2 milhões de pessoas e contando com mais de 2,8 mil marcas.  

Pode ser uma tarefa difícil escolher um bom investimento dentro desse universo de variedades e setores, por isso separamos algumas dicas de como acertar na escolha de uma franquia de sucesso.


Profissionalização de Franqueados  

Um franqueador que investe em treinamentos, palestras, cursos para seus franqueados, sabe bem o que é diminuir o percentual de mortalidade do negócio. Segundo estudo da ABF (Associação Brasileira de Franchising) a mortalidade das operações de franquias caiu de 5% em 2017 para 3,9% em 2018, muito menor se comparado aos negócios independentes. 

Esse percentual se deve também ao constante investimento em profissionalização dos franqueados, treinamentos e cursos, já que é necessário imergir o franqueado no modelo de negócio e dá apoio total para diminuir o percentual mortalidade e avanço na busca pelo sucesso do negócio.

Tendências e consolidação no mercado  

É tentador seguir determinadas tendências, mas calma. É importante analisar a efemeridade daquele negócio. O que hoje é tendência, amanhã pode ser obsoleto e ultrapassado, para os investidores mais conservadores é algo a se evitar.  

Entretanto é crucial olhar para determinada marca ou segmento que já tem uma certa autoridade no mercado, um vislumbraste potencial de crescimento e um valor acessível ao bolso do investidor. 

Eficiência no suporte 

O suporte do Franqueador é crucial, e pode ser a diferença entre o erro e o acerto, é na hora da indecisão do franqueado sobre determinado assunto que toda a expertise do franqueador faz toda a diferença.  

Também é importante entender que a sua expertise como franqueado conta muito, afinal de contas já ter conhecimento prévio da área de atuação em que pretende investir é crucial para o sucesso do negócio.  

Pesquise, mas pesquise muito… 

Encontrou uma rede de franquias que deseja investir? Ótimo, que tal bater um papo com outros franqueados da mesma rede? Vale muito a pena entender como o negócio funciona na prática, embora isso vá consumir um pequeno tempo na sua agenda, investigar, conhecer e visitar uma unidade da franquia como cliente é uma perspectiva que poucas vezes você como franqueado vai ter, e isso pode ou não pesar na sua decisão de investimento.  

Comments

comments