Dicas de vendas utilizando o Whatsapp
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Dicas de vendas utilizando o Whatsapp

Nos últimos anos o Whatsapp se tornou uma das mais completas ferramentas de vendas na internet, facilitando a vida de vendedores e compradores com a possibilidade de aproximar o cliente e facilitar o processo de vendas com as suas características de envios de áudio, vídeo e imagens.

Com aproximadamente 1,5 Bilhões de usuários ativos, a empresa logo notou o seu potencial como ferramenta de vendas e no ano de 2018 foi criado o Whatsapp Business, com a possibilidade de criar um perfil comercial, focado em pequenos e médios negócios, a ferramenta tem a disponibilidade de criar mensagens instantâneas, verificação do perfil, acesso a métricas, que veremos um pouco mais a frente.

Porque é importante entender o meu funil de vendas?

Antes de procurar entender as funcionalidades da ferramenta, é importante conceituar alguns pontos da ideia de funil de vendas.

O Whatsapp Business é uma porta de entrada para clientes que já tem consideração do seu problema e que de alguma forma conhecem o seu produto, ou seja; ao contrario do que se pratica em alguns casos, o Whatsapp não é uma ferramenta de prospecção, mas sim de esclarecimento, que podem ou não vim de lugares localizados um pouco acima do funil de vendas, como o Facebook, Instagram, site, blog etc.

Claro que o conceito do funil de vendas, como na teoria, pode não funcionar em alguns casos, isso pode variar de produto para produto, mas no geral se um Lead demostrar uma dor e a ferramenta de Business for a forma mais rápida que ele encontrou de falar com você, ótimo, você tem agora meio caminho andado no processo de vendas.

A medida que o fluxo de clientes for aumentando, e a chamada em diferentes horários for cada vez mais fora de horários que não possibilite um atendimento aprimorado, se faz necessário criar um procedimento que automatize esse atendimento, afinal de contas os seus clientes querem ser respondidos o mais rápido possível.

Utilize respostas as automáticas

A finalidade dessa ferramenta não é automatizar em 100% o atendimento, o ideal é que cada atendimento seja feito de forma diferenciada, ou seja, as mensagens automáticas devem ser usadas somente quando não for possível atender aquele Lead naquele horário.

(Na ferramenta ainda é possível programar os horários em que as mensagens podem ser enviadas, separadas em mensagens de ausência, saudação e rápidas.)

Use Etiquetas

As etiquetas, são usadas para facilitar a organização da enorme quantidade de leads que iniciam uma conversa diariamente com você. É muito fácil a sua conta extrapolar o numero máximo de 251 contatos, então posterior a isso, serão somente números e fotos de perfil, as etiquetas iram organizar em qual estágio da jornada aquele Lead está.

Faça transmissões

As transmissões são algo mais direto, você consegue enviar a proposta, link etc, diretamente ao seu Lead em uma grande quantidade. Ao contrario dos grupos que correm o risco de não serem visualizados devido ao fluxo de mensagens.Sua unica desvantagem é que ela só pode ser feita com os seus contatos.

Destine um canal especifico para suporte

Com a facilidade comunicacional da ferramenta, é comum que ela, além de ferramenta de venda se torne um canal de suporte. Quando um cliente estiver com algum problema ou dúvida, ele enxergara facilidades no contato via whatsapp. É importante definir limites, ou o seu tempo não será exclusivamente para vendas, e sim para suporte. Uma boa prática é definir um outro canal e horário para essa finalidade, dessa forma você consegue otimizar o seu tempo.

Faça MARKETING

Não ignore os seus leads.

É comum que muitos vendedores demore horas, ás vezes dias para responder uma mensagem com o pedido de orçamento. Isso pode ser compreendido pelo grande volume de pedidos e o processo de formulação do orçamento, explicação do serviço/produto, envio por email etc, o que demanda tempo.

Com a ferramenta você pode simplificar isso, claro, usando o bom senso, já que estamos falando de um orçamento, informações. Mas se estiver com dúvidas se envia ou não, basta fazer uma ligação.

Use a ferramenta para mostrar o dia-dia do seu serviço/produto com o Status, crie um relacionamento com quem está na sua lista de contatos, busque trazer aquele lead para a experiencia de adquirir o seu serviço.

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