Onde guardar e organizar meus boletos na internet?
Destaque, Tecnologia

Onde guardar e organizar meus boletos na internet?

Todo o mês aqueles já conhecidos boletos vão chegando e acumulando em algum lugar, seja na gaveta, em alguma cômoda, espalhado no rack da sala ou até mesmo, para o mais organizados, em pastas separadas e bem guardadas. Mas hoje é possível guardar todos esses documentos em formatos digitais, basta solicitar a empresa responsável para que envie eles digitalizados.

Mas onde alojar todos esses documentos digitais?

Dispositivos como pendrive, HDs externos, CD-ROM e até os esquecidos disquetes eram usados para guardar documentos. Alguns em pequenas quantidades ou já disponibilizavam um espaço maior. Porém, com o avanço da tecnologia, foram surgindo novas soluções tecnológicas,  como as nuvens de armazenamento.

O armazenamento em nuvem é um serviço oferecido para usuários da internet. A tecnologia funciona como uma rede dentro de uma empresa ou de sua própria casa: usando um computador como servidor você consegue acessar esses dados de qualquer outro computador, desde que tenha acesso à rede (intranet ou internet).

Aqui vamos analisar algumas dessas nuvens.

ADrive

Este serviço é pouco conhecido, mas ganhou destaque nos últimos anos quando ofereceu alto espaço de armazenamento sem custo. Mas agora ele só permite planos por assinatura.

Com o Adrive, dá para transferir arquivos via FTP, usar um app desktop e o recurso de colaboração online, além de recuperação de versões antigas de arquivos guardados via histórico

Amazon

A Amazon ainda é relativamente nova no ramo de backup online, mas a empresa tem um serviço de qualidade. O plano gratuito do Amazon Cloud Drive não existe mais, a não ser em versão Trial.

A grande vantagem é que o plano inicial já permite armazenamento ilimitado para fotos (e 5 GB para outros arquivos). Aliás, o pagamento anual do que classificamos como Intermediário já é bem atrativo para quem precisa de espaço.

Box

O Box é um dos serviços mais confiáveis do mundo, sendo uma opção bem equilibrada em termos de espaço e segurança. Novamente, assim como alguns concorrentes, a desvantagem é a incompatibilidade com o sistema Linux, além de ter os menus apenas em inglês (o único gratuito com esse defeito). Na versão gratuita, você pode guardar arquivos individuais de no máximo 250 MB, mas possui 10 GB para isso.

O plano pago mais em conta também não é um absurdo de caro, mas o espaço disponível é de apenas 100 GB sem opção para pagamento anual.

Dropbox

O Dropbox é compatível com muitos sistemas e facilita o trabalho em equipe. As únicas desvantagens mesmo são a falta de ferramentas para edição direta dos documentos (apesar de o programa sincronizar quaisquer arquivos editados) e a impossibilidade de usar um app oficial no Windows Phone. Os preços dos planos pagos não são absurdos, mas há concorrentes melhores nesse sentido.

Google Drive 

O produto da Google vem instalado em quase todos os Androids e Chromebooks, sendo uma opção fácil para quem já usa outros serviços da companhia. O Google Drive tem um espaço de armazenamento considerável, sincroniza fotos automaticamente, tem funções rápidas para compartilhar arquivos e uma ferramenta para edição de documentos (textos, planilhas e apresentações) bem completa e intuitiva.

iCloud.

O ICloud é exclusivo para os usuários de produtos da Apple. Entretanto, os adeptos do iPhone e do iPad podem se beneficiar completamente das tantas facilidades do iCloud.

O produto da Apple salva quase todas as suas informações na nuvem. Sejam os contatos, a agenda, o calendário, as fotografias ou quaisquer outros documentos, tudo está devidamente seguro nos servidores da Maçã. Mas as informações consomem bastante espaço e você acaba tendo que pagar por mais se quiser mais espaço.

Microsoft OneDrive

No Microsoft OneDrive é possível uma boa quantidade gratuita de GBs para guardar documentos, tem a opção de sincronizar fotos, pode compartilhar arquivos diversos e editar tudo com o Microsoft Office em sua versão online, que é robusta, porém um excelente quebra-galho. A segurança do OneDrive é reforçada, sendo que a única desvantagem é a incompatibilidade com o sistema Linux.

Seja qual for o serviço de armazenamento escolhido, é importante se atentar as suas necessidades, observando sempre preços, capacidade de espaço e responsividade. Neles, o usuário poderá organizar e racionalizar todo seus boletos tendo assim, maior controle de suas contas.

Comments

comments